Três Pontas, 19 de agosto de 2017 Atendimento

SAAE Três Pontas

Painel do site
Você sabia? Outubro Rosa. Nós Apoiamos esta causa!
Imprimir Email

Abastecimento

Sistema de abastecimento Distrito de Pontalete

por SAAE Três Pontas

26/03/2010 09:35

SANEAMENTO BÁSICO EM PONTALETE:

Os Sistemas Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Pontalete foram projetados e executados observando se tecnologias apropriadas e de baixo custo.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA:

A água distribuída pelo Sistema Público de abastecimento de água de Pontalete provêm de um poço tubular com 140 metros de profundidade, e vazão média de 3600 litros/hora. Por se tratar de água com excelente qualidade, o tratamento é simplificado, consistindo-se na dosagem de cloro para desinfecção e adição de flúor para combate a cárie dental.

Na casa química, com área construída de 30 m2 , também são realizadas as análises de cloro residual, pH e medição da vazão.

As análises de flúor e os exames bacteriológicos são executados no Laboratório Central do SAAE.

o recalque de água tratada é realizado por 2 conjuntos moto-bomba com potência de 10 CV e adução em adutora com diâmetro 75 mm,extensão de 525 m.

O reservatório geral de distribuição, construído em concreto armado, possui capacidade para 40.000 litros.

A rede de distribuição atualmente possui 3.720 metros em tubo de PVC rígido, construídos em diâmetro de 60mm à 32 mm, atendo à 82 ligações.

O Sistema Público de Abastecimento de Água atente a 100% da população.

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO:

O Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário é composto de:

Rede Coletora de esgoto sanitário com 2.779 metros de extensão total sendo 2.449 metros em tubo cerâmico DN 150 mm e 330 metros e tubo PVC rígido Vinilfort DN 150 mm, atendendo à 82 ligações.

26 poços de visita, localizados em pontos estratégicos.

Elevatória de esgoto sanitário com poço de sucção e bomba submersa.

Adutora de recalque com 630 metros de extensão executada em tubos PVC rígido tipo PBA DN75.

Estação de tratamento dimensionada para uma população de 500 habitantes, composta de gradeamento, caixa de área, tanque de sedimentação e filtro biológico, digestão e poço de lodo.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto, também atente a 100% da população do Distrito.

OBS: A estação de tratamento de esgoto sanitário encontra-se em construção.


TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO:

O projeto de tratamento dos esgotos sanitários do Distrito de Pontalete, foi desenvolvido, segundo à NBR 7.229 da ABNT. A eficiência de remoção de matéria orgânica (% de remoção de DBO), esperada é da ordem de 95%.

O tratamento é dividido em três etapas:

1 - Remoção dos sólidos grosseiros, através de gradeamento fino e caixa de areia;

2 - Após a remoção dos sólidos grosseiros, o esgoto flui para uma fossa séptica, que é um tanque de sedimentação e digestão, onde se deposita o lodo constituído pelas matérias insolúveis dos despejos domésticos, que sofrem decomposição pela ação de bactérias anaeróbias, transformando-se composto simples e estáveis;

3 - O efluente da fossa séptica, com baixo teor de sólidos suspensos, é destinado a um filtro biológico, com leito de pedras selecionadas, que acumulam em sua superfície, os microorganismos responsáveis pelo processo anaeróbio. Os esgotos contem sólidos dissolvidos e finos sólidos suspensos que não decantam, esta matéria orgânica, é utilizada como alimento pelo microrganismos, transformando-se sais minerais e novos microrganismos. Estes são separados do líquido formando um lodo biológico, na forma de matéria orgânica insolúvel.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página